Saúde

Se você é um tutor ou pretende ser um tutor de um Golden Retriever, tenho certeza que você já sabe como é maravilhoso ter essa raça ao seu lado!

Mas, para garantir que o seu melhor amigo tenha uma vida plena e feliz, é necessário saber sobre os cuidados essenciais para manter a saúde dele sempre em dia.

Afinal, não há nada mais importante do que ver o seu pet feliz e saltitante!

Saúde do Golden Retriever: Tudo o que você precisa saber

Quais os problemas de pele que os Gonden Retrievers podem ter? Eles correm risco de ter câncer? O que é a displasia? Quer entender um pouco melhor sobre esses assuntos?

Os Gonden são cachorros saudáveis e vivem entre 10 a 12 anos. Mas devido a falta de cuidados com a sua saúde, podem sofrer com algumas doenças, como: alergias, problemas oculares, doenças cardíacas, hipotireoidismo, câncer ou até mesmo agressividade.

Doenças comuns em Golden Retrievers e sinais de alerta

O Golden Retriever está dentre as raças com mais popularidade entre as famílias na hora de adotar um cachorro. Quando criados seguindo uma rotina responsável, eles se tornam cachorros robustos que podem viver vidas saudáveis, longas e ativas.

Como qualquer outra raça, existem algumas doenças que são mais diagnosticadas entre os Golden. O primeiro passo ao adotar um filhote é consultar com um veterinário para orientar o protocolo de vacinação e vermifugação. O calendário comum é o seguinte:

  • Primeira dose da vacina V10 ou V8 – com 60 dias de vida do animal
  • Segunda dose da vacina V10 ou V8 – entre 81 e 90 dias
  • Terceira dose da vacina V10 ou V8 + dose única da antirrábica – entre 111 e 120 dias

Juntamente com a vacinação, deve ser cumprido o cronograma de vermifugação e antipulgas indicado pelo veterinário. O indicado é iniciar os passeios após 10 dias da terceira dose das vacinas. Até lá, criar uma rotina de brincadeiras em casa.

Ao compreender os riscos das doenças e a importância da prevenção, você começa a observar com mais atenção os sinais que podem estar afetando a saúde do seu Golden. Se você sabe que a ansiedade de separação é um problema, já pode tomar medidas para acalmar seu cachorro antes que a crise aconteça, fazendo coisas para diminuir o nível de estresse dele.

Embora alguns problemas sejam genéticos, estar ciente sobre a existência deles pode ajudar a optar por medidas preventivas e reduzir qualquer risco. Conhecendo as principais doenças da raça você se antecipa a qualquer dor que o seu cachorro possa sentir.

Problemas articulares

Problemas articulares podem afetar não só a saúde, mas a qualidade de vida do seu cãozinho, levando a dor, desconforto e até limitação de movimento. Mas, felizmente, com os cuidados adequados, é possível ajudar a prevenir e gerenciar esses problemas. Nesta página, vamos explorar um pouco mais sobre os problemas articulares em Golden Retrievers, incluindo como identificar, tratar e prevenir esses problemas. 

Displasia do quadril e cotovelo

A DISPLASIA DO QUADRIL é uma condição ortopédica hereditária, onde a parte superior do fêmur não se encaixa na articulação do quadril. Assim, esfrega contra o encaixe, com o tempo, causa uma remodelação óssea da articulação e desenvolve uma artrite.

Alguns sintomas são:

  • Claudicação;
  • Lentidão para se levantar de uma posição deitada;
  • Marcha saltitante durante uma caminhada;
  • Relutância em correr, pular ou subir escadas;
  • Segurando a perna afetada para o lado ao sentar.

PennHIP é o método utilizado para detectar a displasia no quadril. Ela detecta quais cães provavelmente desenvolverão displasia durante a vida. É orientado a castração do Golden machos com mais de um ano, assim diminui o risco da displasia de quadril mais tarde. A displasia pode ser controlada com suplementação e medicamentos, casos graves, com intervenção cirúrgica.

O canil de onde você adotou o Golden deve fornecer os certificados por escrito referente a saúde das articulações dos pais do filhote. Esta é uma das maneiras de se evitar que a doença se desenvolva em silêncio.

A DISPLASIA DO COTOVELO abrange muitas condições ortopédicas hereditárias, resumidamente, levam à doença articular degenerativa (DJD). A dor é diagnosticada quando o veterinário verifica a amplitude dos movimentos. A displasia do cotovelo pode acontecer nos dois cotovelos.

A cirurgia é necessária para a evolução do tratamento. O prognóstico geralmente é bom quando a cirurgia acontece em cachorros jovens e nos primeiros estágios da doença.

Problemas oculares

Os problemas oculares podem afetar a visão do seu cãozinho e, em alguns casos, levar a cegueira. Por isso, é importante estar atento aos sinais de problemas oculares em seu Golden Retriever e agir rapidamente. Vamos ao tema?

Saúde do Golden Retriever

Displasia Retiniana

A Displasia Retiniana pode ser causada por infecções, genética e exposições a toxinas. Essa displasia pode reduzir a visão do cachorro. É um desenvolvimento anormal na parte inferior do olho, sem causar dor, significando que pode ser uma doença silenciosa para os tutores e veterinários.

Assim, o diagnóstico é realizado quando está em um estágio avançado onde a perda da visão é inevitável. A displasia da retina infelizmente não pode ser evitada e não tem cura, portanto, incluir uma rotina de adestramento para ajudar o cachorro a uma vida sem visão seria a melhor opção.

Atrofia progressiva da retina

A Antrofia Progessiva da Retina (PRA) é uma doença hereditária onde a retina se degenera, levando à cegueira total do cachorro. Os cachorros com PRA não devem ser reproduzidos, pois esse é a maneira de evitar que essa condição passe para os filhotes.

Problemas de pele

Ictiose

Os cachorros afetados por Ictiose sofrem de flocos de caspa e escamas excessivas. Não coçam e geralmente se apresentam de forma leve nos Golden, mas deixa a pele mais sensível e suscetível a infecções de pele.

Não existe cura para essa doença, nos casos mais leves, ela é controlada com medicações apropriadas para banho e para realizar hidratações de pele. Para essa doença existe um teste de DNA para detectar se o cachorro é portador. É importante solicitar aos criadores responsáveis os testes negativos antes de adotar um filhote.

Alergias e Outros problemas de pele

Alergias e problemas de pele podem ser diagnosticadas em Golden porque seu “subpelo” é muito denso e sua pelagem longa criam uma espécie de ambiente perfeito para o alojamento de bactérias e fungos.

Mesmo cuidando, elas acontecem com certa frequência. Por isso ficar de olho no seu Golden é muito importante. Muitas vezes, se recomenda cuidados adequados para pele e tratamentos antiparasitários regularmente.

Problemas de ouvido

Infecções de ouvido

Como em outras raças, as orelhas caídas são suscetíveis a infecções de ouvido. É comum estarem relacionadas a alergias ou doenças subjacentes.

Você pode evitar limpando as orelhas do seu cachorro semanalmente com soluções apropriadas para manter a flora e barreira da pele. Caso o seu Golden desenvolva uma orelha vermelha com secreção, é importante uma avaliação do veterinário.

prevenção de doenças

Problemas cardíacos

Estenose Aórtica Subvalvular

Algumas doenças cardíacas são mais frequentes em Golden, uma delas é a Estenose Subaótica (SAS). É um estreitamento da aorta, o vaso que envia o sangue para fora do coração.

Pode causar à morte, muitas vezes ainda jovem. Nos exames essa doença aparece como um sopro no coração, por isso, exames rotineiros de coração são recomentados uma vez ao ano.

Câncer

Hemangiossarcoma

Hemangiossarcoma é a forma agressiva de um tipo de câncer atinge o coração, baço e fígado dos Golden. É um tipo de câncer que forma um tumor cheio de sangue que corre o risco de se romper causando um sangramento interno no cachorro.

Um tumor rompido pode levar a morte se não for tratado de imediato.

Os sintomas clínicos incluem: gengivas pálidas, fraqueza, perda de apetite, líquido no abdômen e dificuldade na respiração. O hemangiossarcoma se espalha rapidamente para outras partes do corpo e nem sempre é detectado por exames de imagem.

Linfoma

Linfoma (Linfossarcoma) é um tipo de câncer que afeta os gânglios linfáticos e se espalha para outras partes do corpo. Existe uma prevalência muito alta dessa condição para os Golden.

Os sintomas podem incluir linfonodos aumentados (esse é o mais comum dos sintomas), letargia, perda de peso, diarreia, vômitos e diminuição do apetite. Um dos tratamentos envolve a quimioterapia.

Mastocitomas

Mastocitomas são assintomáticos, o que gera o diagnóstico são nódulos na pele do cachorro. No entanto, a libertação de histamina pelas células tumorais pode provocar algumas úlceras gástricas e vômitos com sangue.

O aspecto do nódulo pode variar: uns são ulcerados, outros podem se desenvolver muito rápido, outros lentos, uns podem ficar presentes por meses e/ou anos, outros podem ficar vermelhos, outros podem variar o tamanho devido a medicação.

bem-estar animal

Osteossarcoma

Osteossarcoma é uma doença muito conhecida como neoplasia óssea, que atinge muitos gatos, mais é muito comum atingir cachorros. Ela se caracteriza como um tumor maligmo nos ossos do cachorro, se desenvolve nos ossos mais longos.

Mesmo com o avanço de estudos da medicina veterinária, essa doença ainda não tem cura. O tratamento especializado e o diagnóstico precoce reduzem seus impactos e consegue garantir uma melhor qualidade de vida ao cachorro.

É importante ressaltar a necessidade do diagnostico precoce, assim que o tumor é encontrado pela sua frequência de metástases, pode se propagar por todo o corpo do cachorro – atingindo principalmente o pulmão.

Hipotireoidismo

Uma doença hormonal frequente em Golden é o Hipotireoidismo. É uma doença que se desenvolve na glândula tireoide do cachorro e resulta na falta de tiroxina (hormônio responsável pelo metabolismo).

Os sintomas são: pelagem opaca e fina, Áreas enegrecidas da pele, menos ânimo para exercícios e ganha de peso. Essa doença necessita de acompanhamento veterinário, pois afeta diretamente a qualidade e a rotina do cachorro para o resto da sua vida.

Dilatação-vólvulo gástrico

Geralmente, o quadro ocorre após a ingestão de muitos alimentos. Com isso, acontece o acúmulo de alimento na câmara gástrica, podendo ser gasoso, sólido ou líquido, resultando na dilatação significativa do estômago.

A dilatação do estômago e o mau posicionamento acaba gerando um volvo parcial que faz uma compressão em cima do duodeno e do piloro, bloqueando o esvaziamento gástrico e gerando a torção completa o órgão.

Epilepsia

A Epilepsia pode se manifestar no Golden através da convulsão. Caso isso aconteça, remova qualquer objeto perigoso ao redor, por se bater muito, ele pode se machucar.

Os cachorros não entendem o que é a convulsão, assim, ficam totalmente dependentes dos tutores. Quando a convulsão passa eles ficam muito debilitados, ajude ele relaxar e tranquilize. Logo após consulte um médico veterinário para iniciar o tratamento.

Conclusão

Os Golden Retrievers são ótimos companheiros, isso ninguém pode negar, seu nível de alegria e energia são tão elevados que necessitam de supervisão.

No entanto, eles possuem predisposição para algumas doenças. Isso significa algumas visitas extras ao veterinário e alguns cuidados rotineiros com sua saúde. Antes de adotar um Golden procure conhecer a raça e principalmente investigue tanto a linhagem do seu pet quanto o canil onde será adotado.

Junte-se à nossa comunidade de Golden Retrievers hoje! Como membro, você terá acesso a conteúdo exclusivo, criado por especialistas em cuidados com a raça. Não perca a chance de se conectar com outros donos de Golden Retrievers e dar ao seu peludo o melhor cuidado possível. Inscreva-se agora!