Treinamento

O treinamento é muito importante para os Golden Retrievers por várias razões. Em primeiro lugar, como cães ativos e inteligentes, eles precisam de estímulo mental e físico para evitar o tédio e comportamentos destrutivos.

Além disso, eles são naturalmente dóceis e sociáveis, mas precisam aprender a se comportar adequadamente em diferentes situações sociais. O treinamento também pode ajudar a fortalecer o vínculo entre o cão e o dono, além de fornecer exercício e controle sobre o comportamento do animal.

Por fim, o treinamento é uma parte essencial para garantir a segurança do cão e de outras pessoas e animais ao seu redor, continue lendo para saber mais.

Treinamento básico para um Golden Retriever

Ter um Golden Retriever em casa é uma delícia, exceto, quando ele faz xixi no chão ou come o chinelo do Tutor. O treinamento de um Golden ainda quando filhote o ajudará na criação de vínculos, mantendo você e seus pertences seguros.

Existem ensinamentos básicos que todo Tutor deseja logo de cara: que ele faça xixi no lugar determinado e alguns comandos como: sentar e ficar. Além desses, existem muitos outros exercícios para comportamentos que podem (e devem) ser ensinados ainda quando filhote.

Comandos básicos de treinamento para Golden Retriever

Existem diversas formas diferentes de treinar um Golden, mas é fundamental não esquecer de TRÊS ações:

  • Recompensar comportamentos positivos;
  • Não recompensar comportamentos negativos;
  • Ser consistente.

RECOMPENSAR COMPORTAMENTOS POSITIVOS: Começamos pela melhor parte: a recompensa. As recompensas não são apenas para quando o cachorro está treinando. Por exemplo, caso o cachorro faça xixi fora de casa, ele merecerá de uma recompensa acompanhado de um elogio.

NÃO RECOMPENSAR COMPORTAMENTOS NEGATIVOS: Aqui é necessária muita atenção! Caso o cachorro esteja fazendo alguma coisa que não pode ser feito (considere o motivo para essa ação). Dependendo, ele não merece ganhar recompensa. Por exemplo, ao destruir um objeto, vire para o lado respire (risos), mas não ofereça recompensa.

SER CONSISTENTE: Todos os moradores da casa devem utilizar a mesma linguagem quanto aos comportamentos do cachorro.

Como treinar seu Golden Retriever para sentar, dar a pata, ficar e ficar de pé

Quem nunca ficou encantado vendo um cachorro seguindo comandos, como: senta ou fica. Impossível não se apaixonar, né?!

Esses comandos demonstram a confiança e a perfeita comunicação entre o cachorro e o Tutor. Vamos entender mais sobre esses comandos mais conhecidos?

Sentar

treinamento de golden retriever

Acha difícil ensinar um cachorro sentar? Um dos comandos mais populares, muito utilizado quando a intenção é acalmar o cachorro é o “senta”. Aliás, esse é um comando que deve ser ensinado nos primeiros meses de um cachorro, pois serve como base para os demais.

  • Segure um petisco;
  • Chame a atenção dele;
  • Leve o petisco do focinho até a parte de trás da cabeça dele, forçando com que ele sente para seguir o movimento;
  • Assim que o cachorro sentar, fale ‘’senta” e ofereça o petisco;
  • Elogie o resultado sempre que positivo.

Dar a pata

Muito conhecido, esse comando, chama muito atenção das pessoas. Depois que o cachorro aprende, fica fácil engaja-lo em exercícios que estimulam os sentidos, como: adivinhar em qual mão está o petisco.

  • Primeiro o comando de sentar;
  • Com o petisco em mãos deixe que ele sinta o cheiro;
  • Espere que ele estique a pata para a sua direção;
  • Fale “dá a pata” assim que se aproximar, abra a sua mão e ofereça o petisco;
  • Elogie o resultado sempre que positivo.

Ficar

Esse comando é necessário para quando você precisa que o cachorro fique em um determinado lugar, como: quando a porta da rua está aberta, esse comando “fica” também pode ser utilizado em brincadeiras e exercícios.

  • Primeiro o comando de sentar;
  • Segure o cachorro pela coleira e fale “fica” com uma das mãos aberta na frente dele, mas sem tocá-lo;
  • Aumente devagar o tempo que ele precisa permanecer parado, enquanto você começa a se afastar dele. Isso até ele entender o comando;
  • Elogie o resultado sempre que positivo.

Ficar de pé

Ok! Esse comando pode até não parecer muito útil na rotina diária do cachorro, mas é, com certeza, um dos comandos mais impressionantes e graciosos que você vai ver. Demostra inteligência, habilidade e uma conexão incrível com seu Tutor.

  • Primeiro o comando de sentar;
  • Chame a atenção dele com um petisco;
  • Leve o petisco do focinho para cima;
  • Fale o comando “fica em pé” e, assim que ele se levantar, ofereça o petisco;
  • Elogie o resultado sempre que positivo.

Existe uma diferença entre os cachorros, alguns podem levar um tempo mais curto, outro mais longo para aprender os comandos. Mas todos os cachorros são capazes de realizar comandos, independentemente da idade ou raça. Repetição e paciência são a base de qualquer comando.

Como corrigir comportamentos indesejados em Golden Retrievers

O grande segredo para evitar os comportamentos indesejados é estimular o cachorro com recompensas. Lembre-se que broncas e gritos não são boas opções. O petisco favorito dele ou até mesmo, ficar deitado ao lado dele fazendo carinho é uma grande recompensa, principalmente, para o Golden.

Treinamento avançado para Golden Retrievers, como agilidade e trabalho de busca

A raça Golden Retriever é considerada a quarta mais inteligente do mundo. Com isso, o trabalho de adestramento do Golden é mais fácil pela capacidade do cachorro em aprender comandos, principalmente, por possuir um temperamento dócil que busca agradar o seu Tutor a qualquer custo.

Essa conexão entre cachorro e Tutor é essencial para a construção de uma relação saudável e sem stress. Rotinas de higiene, alimentação e brincadeiras, são realizadas de formas mais tranquilas e melhores compreendidas pelos cachorros quando existe uma relação boa entre os dois. 

Essa dedicação de tempo para algumas atividades educativas torna até os passeios mais prazerosos e ainda, transforma o seu Golden em uma companhia agradável e muito sociável.

treinamento de golden retriever em curitiba

Dicas e truques para o treinamento do seu Golden Retriever de forma eficaz

Para qualquer ensinamento a um Golden é necessário primeiro chamar a atenção dele para você. Por isso, é muito importante desenvolver uma palavra, um som, um barulho, algo que ele (cachorro) entenda que você (Tutor) é o foco.

Assim que perceber que ele entendeu isso, é hora de aplicar o comando, sempre no final do treinamento, elogie com uma recompensa.

Realize esse mesmo processo muitas vezes, sempre utilizando os comandos certos. Assim, ele perceberá que sempre que fizer certo o comando que você pede, ele terá um prêmio!

Como escolher um treinador de Golden Retrievers qualificado e experiente

A principal característica que um adestrador precisa ter é amar os cachorros. Além de ser muito cuidadoso, ter empatia e qualidade no serviço prestado. Outro ponto para se ressaltar, é a comunicação clara e objetiva. Saber explicar aos Tutores como agir e o que fazer em certos momentos é muito importante e faz parte do treinamento.

E claro! Quanto maior capacitação profissional na área, melhor!

A comunidade Mundo Golden Retriever conta com diversos profissionais tanto para orientar você ou até mesmo ajudar você no treinamento do seu Pet, clique abaixo e faça parte da comunidade.